10 Nov 2015

Psicopatologia (CID-10) - Aula 1

O livro “Psiquiatria e Saúde Mental” é uma fonte rápida e objetiva para quem procura material de estudo sobre psicopatologia básica e os principais critérios diagnósticos de transtornos mentais segundo a CID-10. As aulas que disponibilizo aqui foram ministradas em um curso preparatório para concursos e se mostraram úteis a uma série de concursos de psicologia.

Hoje é cada vez mais comum que os editais de concurso apresentem apenas os conteúdos que serão cobrados, sem uma indicação bibliográfica clara. Nesse caso, cabe a nós descobrir uma boa referência e torcer para que seja a mesma, ou pelo menos próxima, àquela usada pela banca.

Esta aula é integralmente baseada no livro “Psiquiatria e Saúde Mental”, de Portella Nunes, Romildo Bueno e Nardi, publicado pela editora Atheneu. O livro, ideal para quem estuda para concursos e precisa de acesso fácil aos critérios diagnósticos da CID-10, chama atenção pela objetividade e conteúdo prático, sem se deter tanto em discussões teóricas.

Obs.: Caso você queira o livro impresso e não o encontre na Estante Virtual, uma alternativa seria comprar diretamente o manual da CID-10 (repare que há algumas impressões bem baratas).

Como saber se esta aula é adequada para meu concurso? É simples, se o conteúdo programático de psicologia no seu edital traz termos como “Saúde mental”, “Psicopatologia”, ou “Transtornos Mentais”, é prudente que você estude ambos os sistemas classificatórios:

  • a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), que está hoje em sua décima edição,
  • e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), atualmente na quinta edição.

Uma vez que você precise estudar a CID-10, esta aula pode lhe ser útil, seja para revisar o que já estudou de outra forma ou como fonte rápida aos principais conceitos e critérios diagnósticos de transtornos mentais. Vale lembrar, é claro, que os slides que disponibilizo aqui não substituem a leitura do livro. Um resumo é sempre um resumo, por melhor que seja.


Plano de aula

A primeira aula contém 100 slides e abarca as páginas 01 a 74 (cerca de metade do livro). Os primeiros capítulos são introdutórios, mas nem por isso menos importantes. Vale a pena dar atenção especialmente à descrição das principais funções psíquicas em “Psicopatologia Básica”, pois caem muito nas provas. Se você tem pressa, entretanto, pode pular direto para os critérios diagnósticos da CID-10.

Sumário

  1. Breve história da Psiquiatria
  2. Correntes de Pensamento em Medicina
  3. Psicopatologia Básica
  4. O Diagnóstico em Psiquiatria
  5. Transtornos mentais devidos à condição médica geral
    • Delirium
  6. Demências
  7. Transtornos Amnésticos
  8. Retardo mental
  9. Aspectos neuropsiquiátricos na infecção pelo HIV e na Sida (Aids)

Apresentação de slides e questões de concurso

Nos links abaixo você tem acesso aos slides da primeira aula e a 16 questões de concurso sobre o conteúdo apresentado. Procure fazê-las sem colar com os slides para testar seu aprendizado e fixar a matéria.

Dica: use as setas do teclado para navegar entre os slides.


Acesse a segunda aula de psicopatologia para terminar de estudar os critérios diagnósticos da CID-10 e praticar com mais 32 questões de concurso.