04 Dez 2015

Forçando sua carroça velha a rodar aquele jogo de última geração

Essa tal de obsolescência programada é foda. Ano após ano, os gráficos e efeitos especiais ficam cada vez melhores, mais nítidos e “realistas”, muitas vezes sem uma melhora equivalente do enredo e da jogabilidade. Parece que a pretensão é fornecer a experiência mais próxima possível de uma realidade digital (“Uau, parece de verdade!”). Mera pornografia industrial acompanhada de uma mitologia meio bobinha do avanço tecnológico.

Sendo assim, e sabendo que há todo um universo de jogos alternativos que subvertem essa lógica rasteira e permitem outras experiências com jogos, eu lá perderia meu tempo e dinheiro tentando participar dessa verdadeira corrida armamentista para tentar rodar um jogo de última geração? Mas é claro que sim! O post trata exatamente dessa busca.

Há uns 5 anos atrás, montei um PC razoável para jogos. Não era nooossa, mas, poxa, rodava até bem qualquer jogo da época. Meia-década depois, os últimos lançamentos se recusam sequer a inicializar no que julgam ser uma carroça tão indigna.

Mais especificamente, eu estava interessado em dois jogos: Fallout 4 e Witcher 3. Eu fui dito mais que explicitamente que meu PC não estava a altura da tarefa, mas não podia deixar de dar aquela forçada.

O problema não foi instalar, mas sim rodar os jogos. O Fallout 4 quebrava automaticamente, o Witcher 3 ignorava meus apelos e fingia que não tinha nada acontecendo.

Erro no lançamento do Fallout 4
Error!

Minha configuração é a seguinte:

  • AMD Phenom X3 2.8 ghz
  • 4 gb de RAM
  • Placa de vídeo: GTS 250
  • Windows 7 64 bits

Migrar para o Windows 10 poderia ser um primeiro passo para preparar a máquina para esses jogos, mas por motivos de ainda preservar alguma dignidade e privacidade, eu me recuso a instalar a distribuição. Provavelmente o tempo me fará dar o braço a torcer, mas por enquanto vamos com o que temos. O Windows 8 seria uma opção, mas aí contou a preguiça mesmo.

O passo a passo que eu descrevo a seguir acompanha a instruções deste vídeo russo. É claro que eu não entendo lhufas de russo, mas a tradução automática das legendas ajudou.

Um aviso: mesmo que você consiga iniciar o jogo, não há garantia alguma de que ele seja minimamente jogável em seu PC! Mas isso não nos fará deixar de tentar, não é mesmo?

Instalando o SDK

Para convencer nosso PC de que ele pode pelo menos tentar rodar os jogos, vamos precisar do Software Development Kit (SDK) do Windows 8. “Ah, mas você disse que usa o Windows 7”! Sim, mas por alguma bruxaria o SDK do Windows 8 não vê problema nenhum em ser instalado no 7.

SDK
A instalação te dá mil opções, você só precisa da primeira.

Aguarde o término da interminável instalação e reinicie o PC.

Nosso amiguinho dxcpl.exe

Vá na ferramenta de busca do Windows e procure por dxcpl. Deve ser o primeiro resultado.

Primeiro, vamos escolher os executáveis que queremos dar aquela forçada.

Edit list em dxcpl.exe
Informe ali o caminho dos executáveis dos jogos (os .exe principais, e não os launchers!).

Por exemplo, indique o Fallout4.exe e não o Fallout4Launcher.exe.

Agora vamos estabelecer limites para o lançamento dos executáveis que selecionamos. Tente primeiro com o directX 11_1, como na imagem a seguir:

Feature level limit: 11_1 | dxcpl.exe
Ali.

Pronto. Já pode tentar executar o jogo. Caso não funcione, abaixe ainda mais o limite:

Edit list em dxcpl.exe
De novo.

Você também pode tentar antes sem a opção Force WARP, mas provavelmente vai precisar dela.

Pronto, tente de novo rodar o jogo.

Funciona? Ainda não? Uma última configuração e com sorte agora vai:

Modo de compatibilidade

Vá até as propriedades dos executáveis (agora sim, de ambos os .exe principais e launchers) e ative o modo de compatibilidade de acordo com sua distribuição.

Propriedades
Assim.
Compatibilidade.
Bem ali.

Faça o mesmo com o Fallout4.exe ou o executável do jogo em questão. Você pode começar com a compatibilidade para o Windows 8 e reduzir para o 7 caso não funcione (mesmo que não seja essa sua versão).

Sucesso!

Se você fez tudo certo e a posição dos planetas está a seu favor, você já deve ter conseguido iniciar seu objeto de desejo!

No meu caso, eis a prova para ambos os jogos:

Fallout 4 início.
Fallout 4
Witcher 3 início
Witcher 3

Maravilhoso, não é mesmo? E disseram que era impossível! Aproveite para tentar ver o vídeo introdutório antes de assistir ao peso do jogo lentamente fritar o seu PC até travar tudo por completo. Bem, pelo menos foi o que aconteceu comigo.

Se você, como eu, não teve muita sorte, posso apenas dizer que sinto muito.

Quer dizer que nossa empreitada foi inútil? Talvez, mas pelo menos tentamos bravamente.

O que aprendemos com isso? Praticamente nada.